Um grande teste.

09/09/2013 17:49

 Amigos, na minha busca por novidades e novos materiais para meu trabalho, estou desenvolvendo um novo projeto que na verdade trata-se de uma experiência para associar a madeira; que é minha materia prima, com outros tipos de materiais. 

Por ser o segmentado um ramo da tornearia muito eclético e com várias possibilidades, acredito que o uso do PVC deva me proporcionar alguma textura diferente em meus trabalhos. A pergunta que se faz necessária seria como unir os segmentos de madeira com o PVC. 

Fiz alguns testes baseados em informações e pesquisas de alguns amigos com cola para madeira tipo PVA Cascorez e utilizei também uma cola similar da Léo Madeiras, porém a resistencia e união não se mostrou 100% eficaz, portanto nos ultimos dias estou tentando fazer a união com cola de cianoacrilato.

Parece que está dando liga, mas peço que os amigos aguardem mais um pouco, pois ainda será necessário comprovar a eficacia da união no giro do torno. 

Um grande abraço

Conforme dá para se ver nas fotos, a cola de pvc com madeira foi resolvido com sucesso, porém no giro a coisa está complicada, pois as emendas estão se rompendo.

Ainda estou estudando uma forma de resolver este problema. 

Peço que aguardem que tão logo eu tenha uma solução irei compartilhar com os amigos.

até mais

Silvio

Hoje 01/10/2013:-  Depois de tentar com todas as ferramentas possiveis, percebi que seria necessário adaptar um outro tipo de formão para raspar, devido a fragilidade que se apresentou as emendas em especial o Jatobá quando junto com a Mescla ou o Cedro Rosa; o inteessante é que as emendas com o PVC se comportaram prefeitamente dando um ótimo corte. Então eu improvisei um formão com 0,3 mm  de ponta bem afiado e com o giro a 1300 rpms eu consegui raspar toda a peça, e os defeitos foram inevitáveis mas nada que não desse para ajeitar. 

Diante disso agora só está faltando os acabamentos, e acredito que melhor será algumas mãos de seladora e no final um verniz PU bem grosso, até para poder dar uma resistência melhor. 

Devo mostrar o final daqui a alguns dias, até lá.

Um grande abraço

05/10/2013

No final acabei utilizando um bedame bem fininho para o termino do trabalho e os defeitos foram tirados com uma lixadeira com o torno em movimento. 

E ficou assim: Espero que gostem